Buscar
  • Dhanilo Bacellar

Quais as vantagens do Instagram para divulgação do seu comercio?

Descubra as vantagens do Instagram para divulgação do seu comercio.

O Instagram é a rede social que cresce mais rápido no mundo e uma ótima plataforma de engajamento por trabalhar essencialmente com o conteúdo visual.


Já que o Instagram é uma Redes Social focada na imagem, você tem um canal para transmitir o espírito do seu negócio de uma forma mais humanizada e próxima ao grande público. Além disso, conta com as vantagens informativas que as fotos e vídeos concentram, sendo essa uma maneira perfeita para exibir os seus produtos, ser criativo e entreter a sua audiência.


29 milhões de pessoas utilizam o Instagram no Brasil. 50% desses usuários seguem o perfil de alguma marca, o que equivale a aproximadamente 15 milhões de contas.


Atualmente o engajamento no Instagram já é dez vezes maior que o do Facebook e 84 vezes maior que o do Twitter, o que faz da rede social um lugar essencial para a sua estratégia de marketing digital.


o Instagram para Negócios propicia às marcas, entre outras coisas, uma plataforma para acompanhamento de métricas e impulsionamento de postagens. O modelo de perfil comercial trouxe diversos benefícios para o aumento das vendas através da rede social.

Com o crescimento da rede, a possibilidade de gerenciar anúncios, como no Facebook Ads, também se tornou real. Agora, o Instagram é a ferramenta com altas oportunidade de engajamento por trabalhar essencialmente com o conteúdo visual.


A poderosa ferramenta para anúncios: Instagram Ads


Por pertencer ao Facebook, o Instagram Ads possui uma ferramenta de formatação de campanhas extremamente bem vista pelo mundo do marketing, por uma razão principal: o Facebook possui uma vasta base de dados sobre os usuários (que as próprias pessoas incluem em seus perfis) e dispõe essas informações para a criação de campanhas muito bem direcionadas.


Desta forma, o sistema de anúncios do Instagram oferece uma segmentação de usuários de acordo com inúmeros dados demográficos, bem como interesses, comportamentos, localização, público semelhante e outros da maior rede social do mundo. A partir daí, um bom profissional de marketing pode direcionar seus conteúdos para quem realmente importa, alcançando altos níveis de retorno do investimento (ROI).


Em relação ao custo, o Instagram Ads oferece uma outra qualidade: você determina quanto quer gastar em cada campanha, o que torna muito fácil realização de testes A/B e posterior direcionamento do orçamento para as configurações que geram mais resultado.


Três Tipos de Anúncios oferecidos no Instagram para Empresas


O Instagram permite a criação de três tipos de anúncios com objetivos diferentes, atingir estas metas depende essencialmente de ter uma finalidade clara. De fato, para fazer uma campanha patrocinada no Instagram, você precisa escolher um dos seguintes objetivos:


  • Aumentar os cliques do seu site.

  • Promover a instalação do seu App.

  • Conseguir reproduções de vídeos em grandes quantidades.

  • Melhorar a imagem de marca.


O Instagram para empresas oferece três tipos de anúncios para lhe ajudar a cumprir seus objetivos:

Photo Ads: Ajuda a contar histórias e a exibir as suas propostas através de belas e atraentes imagens. Causa impacto na audiência de uma forma mais humana, original e criativa. São características interessantes na hora de executar uma ação específica ou quando a busca passa por transmitir os valores da sua marca.


Vídeo Ads: Permite a criação de anúncios de vídeo com os mesmos parâmetros de qualidade de imagem dos anúncios com fotografias. A diferença são as vantagens da combinação entre a comunicação visual animada e o áudio. Este tipo de anúncio pode ter até 30 segundos e tem que ser criado em formato horizontal (landscape).


Carrousel Ads: Essa modalidade permite melhorar o conteúdo da publicidade feita com Foto Ads pela exibição de várias fotografias no mesmo anúncio, as mesmas podem ser vistas pelo usuário ao deslizar o dedo sobre a tela. Também dá pra colocar um botão com uma chamada para ação para ajudar aumentar o tráfego web as vendas online.


Nova funcionalidade: “compre agora”

Caminhando ainda mais para o e-commerce, o Instagram disponibilizou a partir do dia 20 de março de 2018 o botão “Compre agora” para posts com artigos comercializados. Sendo assim, as publicações que possuírem uma sacolinha em sua miniatura possuem produtos disponíveis para a venda. Ao clicar em “compre agora” o usuário será direcionado para o ambiente normal de compra online da loja.


3 passos para utilizar o Instagram em seu negócio


O primeiro passo é identificar se os produtos ou serviços da empresa funcionam bem visualmente e investir na qualidade e atratividade das imagens e vídeos. Ou seja, é essencial produzir um banco próprio de fotos profissionais.

Além disso, o segundo passo é trabalhar com conteúdo de qualidade e informações amigáveis, úteis e criativas. Para isso, é superimportante contar com profissionais qualificados a atender exclusivamente a essa demanda. Ou seja, é preciso ter em mente que os perfis nas redes são como o ‘escritório virtual’ da sua empresa. E então, se perguntar: qual impressão eu quero transmitir ao receber meu cliente?”.

O terceiro passo é implementar o chamado SAC 2.0. Se trata do monitoramento das interações e da repercussão das postagens da empresa na rede social. “Os profissionais devem estar disponíveis para responder às dúvidas, reclamações, elogios ou demais interações com a agilidade e o imediatismo que a internet exige”, finaliza.



Dicas para ganhar seguidores no Instagram


Não existe fórmula para ser bem-sucedido no Instagram, o segredo é entender qual o nicho e buscar ser relevante para ele. Contudo, existem algumas dicas que podem fazer todo a diferença:

Mantenha a frequência das publicações

Não adianta fazer três postagens em um dia e passar uma semana sem nenhuma publicação. Utilize os insights para saber quando os seus seguidores estão ativos na rede social e desenvolva um calendário de publicações com base nos dados.

Não misture o perfil pessoal com o profissional

Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas acabam postando fotos de suas famílias e amigos no perfil do negócio. Seus seguidores buscam informações sobre seus produtos e serviços, não sobre você.

Utilize hashtags

As hashtags são a maneira de permitir que seu perfil seja encontrado pelos usuários da rede. Lembre sempre de acrescentar hashtags nas postagens, só tome cuidado com o exagero. Utilize apenas as hashtags que são relevantes e relacionados a sua publicação, do contrário pode acabar não sendo eficaz.

Elabore metas para o seu negócio no Instagram

Um perfil eficiente dentro desta rede social precisa ter objetivos estratégicos, para trazer resultados. Alguns deles podem ser:


  • Aumentar o número de vendas de produtos

  • Aumentar o tráfego do seu site

  • Melhorar a percepção sobre a sua marca

  • Promover a satisfação do cliente

  • Atrair talentos para a sua organização

  • Estabelecer relacionamentos com influenciadores

Lançando mão de todos esses recursos de maneira correta, e aplicando técnicas de marketing digital direcionadas especificamente para o aplicativo, você pode transformar o Instagram em uma ferramenta poderosa para atração de novos clientes, fidelização de antigos e engajamento com todo seu público-alvo.

Referencia: Agendiawck, sucessoemfoco, postcron, matildefilmes, vivomeunegocio

Como usar seu Instagram pra Ganhar de R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês usando apenas um Celular sem quase nenhuma experiência com Marketing Digital até mesmo se tiver com poucos seguidores


76 visualizações
BAIXE GRÁTIS